Viagora

Sesapi incentiva a doação de leite durante o 9º Mamaço em Teresina

O evento foi realizado através do Comitê Estadual de Aleitamento Materno com o intuito de incentivar e conscientizar a população acerca da doação de leite humano.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesse sábado (26), o evento intitulado 9º Mamaço, que tem como objetivo incentivar a doação de leite humano. A iniciativa que aconteceu no Teresina Shopping, por meio do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, concluiu as atividades referentes a campanha Agosto Dourado, que promoveu diversas ações, como a abertura de duas novas salas de acolhimento de lactantes.

Segundo o Governo do Estado, o evento, que contou com a participação de cerca de 50 mães, já é tradicional e acontece há aproximadamente 11 anos. O intuito do Mamaço é chamar atenção a respeito do aleitamento marterno e da doação, tendo como principal alvo as mães que amamentam, além da sociedade, famílias, gestores e organizações não governamentais.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí9º Mamaço
9º Mamaço

“Estamos fechando o mês de agosto com chave de outro. Foi um mês de muitas comemorações e de muitas ações realizadas pelos 224 municípios. E em especial comemoramos as duas novas salas que a sociedade ganhou de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. O Teresina Shopping é o primeiro shopping do país que aderiu às salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Tínhamos três salas já habilitadas em Teresina e agora estamos com mais essas duas salas que estão em processo de certificação”, esclarece Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, e presidente do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno.

A diretora da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Carmem Ramos, reforça que o Brasil mantém um percentual de nascimentos pré-maturos considerado alto, ressaltando ainda que, no Piauí, o índice destes casos chega a 12%. “É uma responsabilidade não só dos serviços de saúde, mas de todos, para conseguir recuperar bebês prematuros para que cresçam e sejam adultos saudáveis. E o primeiro caminho para isso é darmos a garantia do leite humano para esse bebê, que é o alimento especifico e apropriado para um bebê com tanta particularidade fisiológica”, diz a diretora da MDER.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da maternidade, Vanessa Paz, afirma que o leite doado é direcionado a bebês recém-nascidos prematuros de baixo peso, que possuem problemas neurológicos ou infecção. “Na Maternidade Dona Evangelina Rosa, no mês de julho, foram recebidos 173 litros de leite doados, sendo distribuídos para 176 bebês prematuros e de baixo peso internados”, explica.

Ainda segundo o governo, o Mamaço também contou com uma homenagem com menção honrosa às doadoras. Além disso, as mulheres participaram também da exposição do trabalho de ceramistas, com peças alusivas a amamentação, das Corporativa de Mulheres do Polo Cerâmico do bairro Poti Velho. Na oportunidade, a equipe da Sesapi forneceu orientações acerca da saúde bucal daqueles que estão na primeira infância, além de discorrerem sobre doações de leite e frascos, bem como a devida conservação do leite para doação.

A mãe da pequena Maria Laura, Ana Caroline Vilarinho Lima, é doadora de leite humano e aproveitou a ocasião para reforçar a importância da doação. “Para mim, a doação de leite humano é um ato de amor e solidariedade. Saber que posso ajudar bebês prematuros ou doentes a receberem todos os benefícios do leite materno é incrivelmente gratificante. Cada gota que doo pode significar uma chance a mais de saúde e crescimento para outro bebê, e isso me enche de alegria. Compartilhar o leite materno é uma forma de cuidar de crianças que precisam, mesmo que não sejam minhas. É um gesto pequeno que pode ter um impacto imenso na vida de outra família”, comenta ela.

O Governo do Estado informa que as mães podem efetuar suas doações diretamente no banco de leite, como também nos postos de coleta que ficam localizados nas maternidades dos bairros Dirceu Arcoverde, Buenos Aires e Satélite, em Teresina.

As mães aptas a serem doadoras são aquelas que estão alimentando seu bebê em livre demanda. É também exigido que as doadoras estejam saudáveis, sem fazer o uso de medicamentos que interfiram na amamentação, além de residir em Teresina ou Timon e possuir caderneta de gestante, contando com exames atualizados e realizados no último trimestre.

As interessadas em realizar o cadastro e se tornarem doadoras devem entrar em contato com o banco de leite por meio do WhatsApp disponível no número (86) 99498-5120, ou pelas redes sociais Instagram (@bancodeleitethe) e Facebook (Banco de Leite THE).

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também