Viagora

Covid-19: Teresina registra aumento na procura de testes

O número reflete um aumento da procura pela testagem e da ampliação da disponibilidade de testes para a população na rede de saúde do município.

Teresina registrou um aumento de 34% de casos positivos de covid-19 na segunda semana epidemiológica de 2024, que abrange os dias 7 a 13 deste ano, informou a Fundação Municipal de Saúde.

De acordo com a análise da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o número reflete um aumento da procura pela testagem e da ampliação da disponibilidade de testes para a população na rede de saúde do município.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, foi registrado um aumento na demanda por testagem antígeno em 27%, sendo realizados esta semana 1122 testes. A demanda por testagem RT-PCR também aumentou em 17% quando comparada com a semana anterior, estando a taxa de positividade em 33% das amostras analisadas.

“Diante disso, vemos um cenário de estabilidade para a COVID-19 em Teresina, pois o aumento da positividade se dá em função do aumento dos testes realizados”, disse Walfrido Salmito.

Segundo dados da FMS 20 pacientes estavam internados na rede hospitalar de Teresina. “Este número engloba tanto os pacientes internados por COVID-19 quanto aqueles com outras enfermidades que positivaram para a doença”, explica Walfrido Salmito. Este número representa um decréscimo de 39% quando comparado com o mesmo momento da semana epidemiológica anterior.

A FMS monitora diariamente os indicadores da COVID-19 no município por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde municipal (CIEVS-Teresina). Esse monitoramento inclui o número de casos suspeitos e confirmados, a demanda por testes diagnósticos e sua positividade (antígeno e RT-PCR), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a quantidade de pacientes hospitalizados na rede com teste positivo para SARS-CoV-2,

A quantidade de pacientes no sistema de regulação de leitos à espera de vaga em leitos destinados à assistência de pacientes com COVID-19, a taxa de transmissão da doença (R0), a ocorrência de óbitos e as coberturas vacinais atingidas na cidade.

Além disso, a FMS, visa, que todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de COVID-19 em Teresina é realizado tendo como base os parâmetros relacionados acima, reavaliados diariamente para ajustes, conforme as necessidades do município.

Dessa maneira, a dose de vacina bivalente é disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde distribuídas pelas zonas urbana e rural da cidade, incluindo um posto de vacinação localizado no Teresina Shopping (edifício garagem - estacionamento G3), que funciona de segunda a sexta, das 10 às 20 horas).

Facebook
Veja também