Viagora

Piauí apresenta redução de 49% na fila de espera da regulação

De acordo com a Sesapi, os resultados foram obtidos através do programa Linha de Cuidado ao Trauma, criado em outubro de 2023.

O programa Linhas de Cuidado ao Trauma proporcionou uma redução de 49% no número de pacientes na fila de regulação, criado em outubro de 2023, por meio da Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

De acordo com a Sesapi, o serviço busca reduzir a morbimortalidade causada por traumas em decorrência de acidentes, introduziu ações de prevenção e tratamento como o início dos atendimentos e cirurgias ortopédicas no município de Bom Jesus, realização de cirurgias de trauma de maior complexidade em Oeiras, aumento do número de cirurgias ortopédicas em Floriano e em São Raimundo Nonato.

Samuel Martins, coordenador do programa Linha de Cuidado ao Trauma, explicou que a redução dos pacientes na fila de espera pela regulação é resultado dessa descentralização da oferta de cirurgias ortopédicas nos hospitais do interior e que é planejada para ser expandida para as demais regiões do estado.

“São pacientes que estão conseguindo atendimento nos hospitais de referência do seu próprio território, diminuindo tanto tempo de espera como também a necessidade de regulação para realizar o procedimento em Teresina”, pontuou o gestor.

Além disso, um dos objetivos do programa é a implementação de ações voltadas à vigilância e prevenção do trauma por meio de incentivo para implantação de núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (PVPS) e projetos de prevenção relacionados ao trauma.

“Essa é uma iniciativa que tem conseguido alcançar resultados expressivos em pouco tempo. Nosso objetivo é ampliar e fortalecer cada vez mais esse serviço”, concluiu Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Facebook
Indicado para você
Veja também