Viagora

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal

Chegaram ao Brasil nesse sábado (20), as primeiras doses da vacina contra a dengue fornecida pela farmacêutica japonesa Takeda, sem cobrança, ao Ministério da Saúde. São cerca de 750 mil doses nesta primeira remessa e, em fevereiro, devem chegar mais 570 mil, diz o ministério. A expectativa é de que o Brasil receba, até novembro, 5,2 milhões de doses, imunizando com pelo menos uma dose cerca de 3,2 milhões de pessoas até o fim de 2024; são duas doses para um esquema vacinal completo.

A aplicação do imunizante deve começar ainda em fevereiro no Sistema Único de Saúde (SUS), já na rede particular, algumas clínicas já têm oferecido o imunizante desde o ano passado. A princípio, serão vacinadas somente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue), considerando aqueles que vivem em municípios onde há grande número de casos da doença.

“O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass e Conasems - órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios - os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS”, diz a pasta.

Os idosos também têm prioridade, antes mesmo das crianças, mas a aplicação do produto neste grupo ainda não foi liberada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim que a liberação for feita, eles serão incluídos no esquema vacinal.

De acordo com o ministério, a previsão é de que apenas os grupos de risco sejam vacinados em 2024, considerando a capacidade limitada de produção do imunizante e a necessidade de aplicação de duas doses por pessoa para que ele seja efetivo, com intervalo mínimo de três meses.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal e também o que mais tem casos da doença no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.

Com informações de Agência Brasil

Facebook
Veja também