Viagora

Piauí tem redução de 33% nos casos de dengue, diz levantamento

O Piauí contabilizou cerca de 166 casos confirmados de dengue. O número corresponde a 33,8% a menos que os 251 casos registrados em todo o estado no mesmo período do ano passado.

Entre a 1° a 4° semana epidemiológica de 2024, o Piauí contabilizou cerca de 166 casos confirmados de dengue. O número corresponde a 33,8% a menos que os 251 casos registrados em todo o estado no mesmo período do ano passado.

Considerado os casos prováveis, que também engloba pacientes com diagnósticos inconclusivos, ignorados, brancos e com sintomas de alarme e grave de dengue, o informe epidemiológico revela que a queda foi de 6,5%.

Com o maior número de casos, Teresina lidera a lista de municípios piauienses mais prováveis de dengue em 2024, com 123 notificações. Logo em após, aparece as cidades de Currais (58), Bom Jesus (48), Ribeiro Gonçalves (11) e Parnaíba (10).

A redução dos casos confirmados e prováveis, 201 municípios não tiveram notificação de casos suspeitos de dengue e nenhum óbito em decorrência da doença foi registrado no estado durante as quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2024.

Além disso, o boletim epidemiológico sobre a febre Chikungunya, mostra uma redução de 87% quando levado em consideração os 122 casos confirmados em 2023 com 15 deste ano. Até o momento, não há mortes causadas pela doença.

Dessa maneira, com dados da Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA),195 cidades piauienses atingiram índice satisfatório para a doença e não há situação de risco para ocorrência de surto/epidemia de arboviroses no estado.

Facebook
Veja também