Viagora

Valença, Inhuma e Bocaina recebem serviços de testagem às ISTs

A ação faz parte das atividades de promoção da saúde e conscientização da população durante o Carnaval.

Nessa segunda-feira (12), os serviços de testagens para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entregou material educativo nos locais das festas carnavalescas.

A ação faz parte das atividades de promoção da saúde e conscientização da população durante o Carnaval, a Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da equipe da Coordenação de Doenças Transmissíveis no município de Valença.

Nesta terça-feira (13), a ação será desenvolvida na cidade de Bocaina. No domingo (11), segundo dia de folia de Momo, a equipe levou o serviço de testagem para o município de Inhuma.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPrevenção às ISTs
Prevenção às ISTs

De acordo com a Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, o planejamento foi trabalhar ações de saúde e prevenção em todo o estado durante o Carnaval. "No fim de semana tivemos o foco nas festividades do norte do estado, concentrando esforços no litoral. E agora estamos na região de Valença e Bocaina para ampliar o público atendido e ajudar os piauienses de todo o estado a se divertirem com mais segurança", enfatiza.

Além das testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C, a equipe trabalhou com aconselhamento dos populares que passavam pelo serviço, distribuiu material educativo sobre a profilaxia pós-exposição (PEP) e disponibilizou de itens para profilaxia pré-exposição (Prep), camisinhas.

Segundo Karinna Amorim o objetivo é conscientizar a população para aproveitar o Carnaval com consciência, sem deixar os cuidados e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis de lado.

Com informações da Sesapi.

Facebook
Veja também