Sesapi e Ministério da Saúde planejam comitê para aumentar vacinação no Piauí
A iniciativa visa recuperar altas coberturas vacinais e reforçar o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Ministério da Saúde vão criar um Comitê Estadual de Microplanejamento para fortalecer as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). A iniciativa visa recuperar altas coberturas vacinais, ampliar o acesso da população às vacinas e reforçar o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis no estado.
Segundo o Governo do Estado, o comitê vai autuar de forma integrada com a Vigilância em Saúde e a Coordenação Estadual de Imunização da Sesapi, promovendo articulação entre os municípios, planejamento contínuo e execução qualificada das ações. A estratégia também prevê o monitoramento dos resultados e ações voltadas para populações vulneráveis.
Ainda de acordo com o Governo, entre as medidas prioritárias está a vacinação nas escolas, com foco na atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O estado também reforçará sua participação na campanha nacional contra a Poliomielite e no Monitoramento das Estratégias de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora estadual de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destacou a importância da iniciativa. “A vacinação não protege apenas quem é imunizado, mas toda a comunidade. Por isso, é fundamental manter a caderneta em dia e reforçar o compromisso coletivo com a saúde pública”, afirmou.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Ministério da Saúde
Sistema Único de Saúde - SUS
Piauí
-
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivos -
FMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde -
UBSs de Teresina oferecem exame para detectar vírus ligado ao câncer de colo do útero
A FMS informou que mulheres nesta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação de saúde, e caso seja indicado, realizar o exame de DNA-HPV. -
Hospital do Satélite irá realizar pequenas cirurgias ambulatoriais
De acordo com a prefeitura, O novo espaço é equipado com mesa cirúrgica, foco cirúrgico, bisturi elétrico e outros equipamentos essenciais -
FMS realiza 2ª edição do Teresina Viva com serviços de saúde aos moradores
A FMS informou que a primeira etapa será neste sábado (11), na UBS Parque Poti, na zona Sudeste.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir