Viagora

Barco com oito pessoas naufraga no litoral de Santa Catarina

Conforme a Marinha do Brasil, as buscas foram iniciadas ainda durante a noite, e seguem neste sábado (17).

Na noite dessa sexta-feira (16), uma embarcação pesqueira naufragou no mar com a última comunicação feita cerca de 40 quilômetros da costa da cidade de Garopaba, no litoral sul catarinense.

Conforme a Marinha do Brasil, as buscas foram iniciadas ainda durante a noite, e seguem neste sábado (17). A embarcação identificada como "BP Safadi Seif", e levava oito pessoas. Até o momento não há confirmação de óbitos.

Segundo informações, o último sinal emitido pela embarcação foi próximo à Ilha do Coral, a 46 quilômetros de Garopaba e ao Sul de Florianópolis. As buscas por via aérea e marítima se concentram nessa região.

Por volta das 9h desta manhã, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina informou que auxiliaria nas buscas utilizando um helicóptero e uma embarcação de resgate, mas em nota no fim da manhã voltou atrás na decisão alegando "falta de resposta de capacidade operacional" em função da complexidade das buscas, que ocorrem em alto mar.

Conforme o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, antes do naufrágio, embarcação havia passado duas informações, uma automática do PREPS (Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite) e outra informando para onde pretendiam se deslocar para pescar.

Confira a nota emitida pela Marinha:

A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, no início da noite de ontem, de um naufrágio a 40 km de distância da ponta de Garopaba, Sul de Florianópolis-SC, envolvendo uma embarcação pesqueira de nome “BP Safadi Seif”, com oito tripulantes a bordo. Imediatamente foram tomadas as seguintes ações: acionado o Navio-Patrulha Benevente, que já zarpou perto de meia-noite, para iniciar as buscas no local; designado militares da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) com viaturas e embarcações para trabalhar junto à comunidade pesqueira local a fim de realizar buscas específicas e auxiliar a obter maiores informações sobre o ocorrido; coordenado com o Corpo de Bombeiros de SC realização de buscas com helicóptero e uma embarcação; alertado a todas as embarcações navegando próximas a área, bem como solicitado à Força Aérea Brasileira, através do SALVAERO CURITIBA, auxílio nas buscas aos sobreviventes.

Até o momento, não há confirmação de óbitos. A CPSC irá instaurar Inquérito Administrativo, com prazo de 90 dias de conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis.

A Marinha estimula o encaminhamento de informações; lamenta o ocorrido e informa que manterá esforços contínuos nas buscas da embarcação e no socorro aos sobreviventes.

Com informações do G1.

Facebook
Veja também