Viagora

Caos na Saúde: falta de medicamento deixa criança internada na UTI pediátrica do HUT

A FMS informou que todo paciente quando é atendido em uma urgência, seja pública ou privada, passa por uma classificação de risco, realiza exames e a conduta é definida pelo médico.

A crise profunda vivida pela Saúde Pública de Teresina sob o comando do prefeito Dr. Pessoa traz mais um episódio avassalador. O Viagora recebeu denúncia gravíssima relatando que nesta quarta-feira (13), uma criança encontra-se internada na UTI pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina devido a falta de medicamentos.

A “via-crúcis” da criança, segundo relato na denúncia, começou quando deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Renascença, com um quadro de cetoacidose diabética com glicemia HI, ou seja, tão alta que o aparelho não conseguiu ler, além de estar desidratada e com rebaixamento do nível de consciência.

Foto: ViagoraDr. Pessoa e HUT
Dr. Pessoa e HUT

Inacreditavelmente, o médico que prestou o atendimento na UPA do Renascença teve que solicitar a transferência da paciente para o Hospital do Parque Piauí, porque na unidade não tinha insulina regular, que era o principal medicamento para tratar a criança. No entanto, a transferência não foi possível. Horas depois, a paciente foi encaminhada para o HUT.

A medicação na qual a criança não pode ter acesso por causa do descaso do sistema, é a insulina aplicada em terapia em bomba de infusão, que é similar ao que ocorre no organismo da pessoa sem diabetes, mantendo a liberação de insulina durante 24 horas para tentar obter níveis normais de glicose.

Devido a demora no início do tratamento, a situação da criança piorou pela falta do medicamento. E agora está internada em estado grave numa Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HUT.

Outro lado

Viagora procurou o secretário da Comunicação Municipal de Teresina, Salomão Prado, que ao ser indagado sobre a internação da criança na UTI por ausência de medicamentos, não respondeu à reportagem.

O prefeito Dr. Pessoa também foi procurado sobre o assunto, mas o gestor não atendeu as ligações.

Procurada sobre o caso, a Fundação Municipal de Saúde, através da assessoria emitiu o seguinte esclarecimento:

As urgências pediátricas são realizadas nas UPAS e no Hospital Municipal da Criança e os casos de internação são realizadas no Hospital da Criança. Quando for necessário UTI o paciente é transferido para o HUT. Para se apurar como foi o atendimento de um paciente nas unidades de saúde é necessário o nome completo e CPF do paciente. Todo paciente quando é atendido em uma urgência médica, seja pública ou privada, ele  passa por uma classificação de risco, realiza exames e a conduta do paciente é definida pelo médico.

Notícias relacionadas
Facebook
Veja também