Viagora

Justiça concede guarda provisória da capivara Filó para influencer

De acordo o Ibama, o influencer Agenor Tupinambá, será fiel depositário do animal até que ele seja devolvido a natureza.

A Justiça Federal concedeu ao influencer Agenor Tupinambá, a guarda provisória da capivara Filó, que foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no dia 27 de abril.

Em nota o Ibama esclareceu que a justiça determinou que o influencer seja o fiel depositário do animal silvestre até que ele seja devolvido a natureza.

“Decisão judicial proferida neste domingo determina que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal”, diz nota

Ainda de acordo com o Ibama, o retorno do animal a natureza sempre foi o objetivo principal. O instituto informa também que ordem judicial será cumprida, e a capivara Filó será solta em um local de conservação.

“A ordem judicial será cumprida. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie”, afirma o Ibama.

De acordo com o Ibama, o influencer Agenor Tupinambá, muito conhecido por publicar vídeos com animais silvestres no aplicativo TikTok, foi multado em R$ 17 mil reais por crimes ambientais, entre eles, a morte de uma preguiça, praticar abuso e manter em cativeiro animais silvestres para obter vantagem financeira.

“Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio)”, informou o Ibama.

Facebook
Veja também