Viagora

Morre a atriz global Neusa Maria Faro aos 78 anos

A artista estava internada por causa de uma trombose e faleceu nessa sexta-feira (07), após complicações

A atriz da Tv Globo, Neusa Maria Faro, morreu aos 78 anos, nessa sexta-feira (07). A artista estava internada por causa de uma trombose e teve complicações.

Conhecida pelo bordão “Oswaldo, não fale assim com a mamãe”, da personagem Divina Santini, na novela “Alma Gêmea”, Neusa Maria estava longe da televisão desde 2016, quando atuou em “Êta Mundo Bom”.

Foto: Reprodução/ Tv GloboAtriz Neusa Maria Faro
Atriz Neusa Maria Faro

O dramaturgo Pedro Leão, amigo da artista, confirmou a morte em seu instagram. “Perdemos, infelizmente, a querida Neusa Maria Faro. Super atriz. Interessantíssima. Da melhor qualidade. Mulher de teatro. Querida amiga. Um beijo Neusa”, escreveu.

Na publicação da fotografa e amiga de Neusa, Priscila Prade, em homenagem a atriz, diversos artistas prestaram condolências, como Reynaldo Gianecchini, Barbara Paz e Marisa Orth.

O ator Paulo Betti, também homenageou a colega, relembrando a carreira da atriz global, com grandes papeis na televisão e teatro.  

“Neusa Maria Faro morreu! Ela foi atriz do teatro amador em Sorocaba. Eu a vi na maravilhosa montagem do Teatro do Sesi, na peça “Nossa Cidade”, de Thorton Wilder, ela fazia o papel da moça heroína, Emily, que morreu no trabalho de parto. Era o final dos anos 60. Neusa foi grande e múltipla. Pianista, dubladora, compositora. Formou-se atriz pela Escola de Arte Dramática da USP. A mãe dela tinha uma escola de declamação na rua Tamandaré ou Cesario Mota. A placa na frente da casa modesta era inesquecível: “ Escola de Declamação Guilherme de Almeida””.

Carreira

Neusa Maria faro iniciou sua carreira aos 19 anos, quando deixou os estudos de música para aprender a arte da atuação. Na televisão, seu trabalho começou em 1974, na Tv Cultura, durante o “Telecurso” e “Teleteatro”.

Embora afastada das telas, atuou no ano passado na peça “Gaslight”, e em 2021, durante o filme “Nas Mãos de Quem Me Leva”.

Nos anos 80, a atriz também se aventurou no setor de dublagem, dando voz a personagem Apple, do elenco de “Jaspion”, além de Kilmaza, do anime “Zillion”.

Com informações da Quem.

Mais conteúdo sobre:

Rede Globo

Pesar

Facebook
Veja também