Viagora

Rebeca Andrade supera Simone Biles e é bicampeã mundial no salto

Com sua apresentação deste sábado (7), a ginasta brasileira conquistou o ouro na final do salto, com movimentos quase perfeitos, durante o Mundial da Antuérpia

Na manhã deste sábado (7), a ginasta Rebeca Andrade retornou ao pódio apenas um dia após celebrar a conquista da medalha de prata no individual geral. Desta vez, a atleta alcançou o lugar mais alto no Mundial da Antuérpia, conquistando o ouro na final do salto. Com a execução de dois movimentos quase cravados, Rebeca teve média de 14,750 pontos, superando a pontuação de Simone Biles e sendo coroada bicampeã mundial.

Durante a competição, Biles, que foi consagrada como a maior medalhista de mundiais da história nesta semana, repetiu o elemento de maior pontuação na ginástica homologado no Mundial da Antuérpia, nomeado Biles II (em homenagem à própria atleta). Entretanto, a ginasta não conseguiu executar o movimento em sua totalidade, caiu e finalizou com a prata, somando 14,549 pontos. A sul-coreana Yeo Seojeong conquistou o bronze, com o somatório de 14,416 pontos, informou o GE.

“Esse ouro significa que nosso trabalho continua dando certo, tanto parte técnica como mental e física. Trabalho de todo mundo para eu conseguir controlar minha mente e meu corpo. Deu tudo certo”, declarou Rebeca Andrade.

Foto: Divulgação/ TwitterMundial de ginástica na Antuérpia
Mundial de ginástica na Antuérpia

Atual campeã olímpica do salto, a atleta foi campeã mundial em 2021, mas não havia conseguido a vaga na final no Mundial de 2022, que aconteceu em Liverpool, devido a um susto que acabou forçando a ginasta a abortar um dos saltos durante a classificatória. Neste ano, Rebeca fez diferente e se saiu bem em todas as passagens no salto, o que repetiu na final deste sábado (7).

A atleta de 24 anos foi a última a se apresentar entre as nove finalistas, tendo a oportunidade de assistir a performance de todas as suas adversárias. Rebeca começou sua apresentação com um salto Cheng, maior grau de dificuldade e uma aterrissagem com pequeno passo. A ginasta conquistou a maior nota da final, com 15,000 pontos. Já em seu segundo movimento, um Yurchenko com dupla pirueta, Rebeca nem precisou executar a dupla pirueta e meia, com apresentação praticamente perfeita e somatória de 14,500. A performance a levou à média de 14,750 pontos e à conquista do ouro.

Foto: Divulgação/ TwitterRebeca Andrade e Simone Biles
Rebeca Andrade e Simone Biles

“Eu não curto muito ser a última. Foi tranquilo. Eu assisti a maioria das meninas. Estava tentando ficar bem concentrada. Estou tratando meu corpo. Ele está cansado. Mas estou fazendo minha parte. Vou ter mais tempo para descansar, que amanhã estarei no solo. Quero fazer minha parte. Foco total, cabeça boa para dar tudo certo”, disse Rebeca sobre as suas expectativas em mais uma final.

Somente na Antuérpia, a brasileira já acumula 3 medalhas, sendo 1 de ouro e 2 de prata (equipes e individual geral), a colocando no patamar de maior medalhista brasileira em uma edição, mais uma vez. Assim, Rebeca quebrou seu próprio recorde de 2022, com duas medalhas, sendo ouro no individual e prata nas barras assimétricas. Neste domingo (8), a partir das 9h, a ginasta ainda pode superar esse número nas finais da trave e do solo. Rebeca Andrade ainda tem em seu currículo o recorde de maior medalhista brasileira em mundiais, acumulando 7 medalhas até o momento.

Prata e bronze

Simone Biles, atualmente o maior nome na história da ginástica mundial, abriu as apresentações da competição. A atleta voltou a performar o Biles II, movimento mais difícil da modalidade, porém não conseguir uma boa aterrissagem e caiu. Mesmo assim, a estadunidense de 26 anos terminou com uma somatória de 14,433 pontos. Em seu segundo salto, Biles performou um Cheng com mínimas falhas de execução, ficando com 14,666 pontos. Finalmente, sua média foi de 14,549 pontos e a ginasta conquistou a medalha de prata.

Já o bronze foi da sul-coreana Yeo Seojeong, ganhadora também do bronze nas Olimpíadas de Tóquio. Neste sábado, Yeo não conseguiu executar seu salto de dificuldade de 5,8 pontos, porém concluiu perfeitamente os dois voos apresentados e conquistou o 3º lugar com uma média de 14,416 pontos.

Encerramento do solo

Na final do solo, o Brasil será bem representado por Flávia Saraiva, que conquistou a 15ª posição no individual geral, e por Rebeca Andrade, que compete em busca da quarta medalha em sua participação no Mundial da Antuérpia. Ao som de Beyoncé e Anitta, a novo solo da agora bicampeã mundial vem levantando a torcida na Bélgica em todas as suas performances. Inclusive, Rebeca Andrade alcançou a sua maior nota ao longo de todo o mundial no solo da final por equipes, conquistando 14,966 pontos.

A estadunidense Simone Biles também performa em busca de seu sexto título no aparelho. Desde o ano de 2013, em que fez sua estreia em Mundiais justamente na competição da Antuérpia, a maior ginasta da atualidade conquistou vitórias em todas as finais de solo em que disputou.

Com informações do GE.

Mais conteúdo sobre:

Rebeca Andrade

Esporte

Competição

Ouro

Facebook
Veja também