Viagora

Poços onde são captadas água para carros-pipa estão com apenas 20 % de sua capacidade

A captação de água pelos carros-pipa estaria ainda sendo realizada em regiões cada vez mais distantes, dificultando e encarecendo o processo

A Secretaria Estadual de Defesa Civil está realizando um levantamento das regiões mais críticas em realção à falta de água, para fazer a perfuração de poços profundos. Segundo a Secretaria de Defesa Civil, os poços onde são captadas água para os carros-pipa, estão com apenas 20 % de sua capacidade, nível considerado inapto para o consumo humano.

A captação de água pelos carros-pipa estaria ainda sendo realizada em regiões cada vez mais distantes, dificultando e encarecendo o processo. “Cada dia que passa, um açúde chega em estado de calamidade, o que faz com que tenhamos que procurar água em outro mais distante. Por isso estamos fazendo este levantamento. Hoje trabalhamos com 800 carros-pipa, mas a situação na região do semi-árido piauiense está tão crítica que precisamos de muito mais”, disse o diretor de Defesa Civil do Piauí, Jerri Hebert.

Segundo o diretor, todos os meses são feitos monitoramentos das águas desses açúdes para saber se estão próprias para consumo, ou se na localidade há viabilidade para perfuração de poços. “Analisamos as águas desses açúdes, pois temos que constatar sua regularidade para consumo e para que os carros pipas possam ser abastecidos. Também estamos fazendo um levantamento dos locais que possam ser viáveis a perfuração de poços profundos”, explicou o Diretor de Defesa Civil do Piauí.

A situação do semi-árido estaria mais crítica, porque a seca do ano passado se prolongou. As localidades mais críticas seriam Paulistana, Simões, Queimada Nova, Fronteiras e São Raimundo Nonato. Nessa área, cerca de um terço dos animais já morreram em decorrência da falta de água, correndo o risco de haver inclusive morte humana.
Mais conteúdo sobre:

Partido dos Trabalhadores - PT

Facebook
Veja também