Viagora

Firmino Filho pede em reunião que HU funcione como retaguarda do HUT

A reunião contou com a presença do senador Wellington Dias.

Firmino Filho, prefeito de Teresina, participou na manhã de hoje (10) de reunião no Hospital Universitário (HU) juntamente com o senador Wellington Dias, o presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Aderivaldo Andrade, o secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, vereadores e representantes da saúde do município de Teresina. A pauta da reunião era o funcionamento do HU.

Segundo José Miguel, superintendente do HU, a expectativa é que o hospital entre em pleno funcionamento, com toda a sua capacidade e estrutura, até o fim do ano. “Sabemos da importância do HU para a saúde do teresinense e por isso estamos trabalhando para que até dezembro o hospital esteja em pleno funcionamento. Nosso ambulatório já está funcionando de forma satisfatória, agora precisamos fazer algumas readequações nos leitos de UTI. Temos um total de 15 leitos, mas somente cinco estão funcionando. Mas garantimos que até o fim de março todos eles estarão funcionando”, afirmou.

Durante a reunião o prefeito Firmino Filho falou sobre a situação de outro hospital da cidade, o HUT, explicando que ele funciona na sua capacidade máxima e que o pleno funcionamento do HU ajudaria a desafogá-lo. “De 100 pessoas atendidas no HUT, 55 são oriundas do interior do estado, 15 são do Maranhão e apenas 30 são daqui de Teresina, o que significa que o teresinense não está usufruindo de um bem da sua cidade, muitas vezes pagando com sua vida. Por isso é importantíssimo que o HU sirva de retagurada para o nosso hospital de urgência. Outro ponto que merece continuar sendo debatido é a situação dos pacientes vindo do Maranhão”, pontuo o prefeito.

Aderivaldo Andrade, presidente da FHT, também reforçou o pedido do prefeito, afirmando que o HUT passará em breve por uma reforma, quando precisará ainda mais da ajuda dos outros hospitais da cidade, dando retaguarda no atendimento dos pacientes que diariamente lotam os corredores do hospital.
Facebook
Veja também