Viagora

Terreno é usado como depósito de lixo na zona Sul de Teresina

Quem reside próximo ao local reclama, principalmente, do mau cheiro e de animais que acabam entrando nas residências

Um terreno baldio, localizado no Residencial Santa Rita, bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, está sendo usado para despejo de lixo residencial, entulhos, material de construção, entre outros. O local fica próximo a um morro, o que acaba acumulando ainda mais resíduos, já que não é possível retirar o lixo de lá por conta da profundidade do buraco.

Quem reside próximo ao local reclama, principalmente, do mau cheiro e de animais que acabam entrando nas residências. O funcionário público Adalto de Jesus Melo reside na Quadra-C e sua casa fica bem próxima do local usado como depósito de lixo. Segundo ele, é comum ver pessoas jogando entulho no terreno.

Ainda de acordo com ele, moradores de outros quadras e bairros chegam a ir até o local despejar os resíduos. “As pessoas despejam de tudo aqui e ainda ateiam fogo, não só no lixo, mas em pneus também, e essa fumaça prejudica muito a saúde. Quer dizer, além do mau cheiro ainda tem essa fumaça, que incomoda bastante, mas a gente não pode fazer nada”, disse.

O funcionário público explicou que em períodos mais quentes o mau cheiro aumenta e torna a convivência ainda mais complicada. Ele relatou que já presenciou alguns vizinhos despejando lixo no local, porém, preferiu não chamar a atenção ou reclamar com o morador para não criar atritos.

“Eu já vi mas nunca falei nada porque não quero causar um mal estar com os vizinhos. Mas é comum ver, tanto aqui próximo à minha casa, quando em outros locais do terreno. A prefeitura até vem fazer a limpeza, mas é só da rua e capinar o mato. Lá mesmo no terreno eles só limpam o excesso de mato que passa para o meio da rua, mas não recolhem mesmo o lixo que é jogado”, frisou.

A dona de casa Alexandra Nogueira também reside em um condomínio próximo ao terreno e contou que da janela de seu apartamento é possível ver a quantidade de lixo que há dentro do buraco. “Tudo que se imaginar de lixo e que dê para trazer as pessoas jogam aí nesse terreno. Jogam tudo, sofá velho, resto de material construção, lixo de casa e até animal morto. O mau cheiro é muito forte, mas ainda bem que caiu essa chuva ontem, que deu para amenizar um pouco”, disse.

Para ela não há justificativa para jogar lixo no local, vez que a coleta domiciliar é feita regularmente. Ela disse ainda que “falta é consciência mesmo, de pessoas que não estão preocupadas com os outros e só querem se livrar do lixo”, disse.

Além disso, Adalto de Jesus ressaltou que, como o terreno é bastante arborizado, alguns animais acabam saindo de seu habitat natural e invadindo as residências. Ele mesmo contou que já encontrou uma cobra dentro de sua casa, e atribui esse fenômeno ao descaso da população com o meio ambiente. “As pessoas estão destruindo o habitat onde esses animais moram, e eles acabam fugindo para o local mais perto, fugindo da depredação do meio ambiente”, ressaltou.
Facebook
Veja também