Viagora

Tema da redação do Enem 2017 é sobre educação de surdos no Brasil

O texto a ser elaborado pelo estudante deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

  • Foto: DivulgaçãoTema redação Enem 2017.Tema redação Enem 2017.

O tema da redação do Enem 2017 é “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O assunto foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início da tarde de hoje.

O texto a ser elaborado pelo estudante deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

É a primeira vez que a redação é aplicada no primeiro dia. Neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos. Além da redação os participantes também farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

As provas começaram às 13h30, no horário de Brasília, e os participantes terão 5 horas e 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a vídeo-prova traduzida em Libras, novidade desta edição, terão duas horas a mais de prova.

A partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) não será atribuída nota zero à redação que violar os Direitos Humanos. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram acatar a decisão sem recorrer ao Plenário do STF, garantindo que os participantes do Enem 2017 pudessem fazer a prova com segurança jurídica e com a tranquilidade necessária ao Exame.

O Tribunal Regional Federal 1ª Região acatou o pedido do advogado do Movimento Escola Sem Partido, Romulo Martins Nagib. O requerente argumentou que “ninguém é obrigado a falar o que não pensa pra entrar na universidade”.

Segundo o Inep, continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2017. O Respeito aos Direitos Humanos será considerado na correção como previsto na competência 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Facebook
Veja também