Viagora

Brasil poderá não sediar grandes eventos esportivos

O Projeto de Lei que trata desse assunto está sendo analisado na Câmara do Deputados.

O Projeto de Lei 5510/16 pretende exigir a realização de plebiscito para que seja decidido se Brasil pode ou não se candidatar para sediar grandes eventos esportivos. Ou seja, a população é quem irá escolher, por meio de votação, sobre essa possível participação. O projeto de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) está sendo analisado na Câmara dos Deputados.

  • Foto: Billy Boss/Câmara dos DeputadosDeputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ).Deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ).

Sóstenes afirmou que nem sempre esses eventos aumentam o turismo e melhoram a infraestrutura urbana. “Já se constatou que, muitas vezes, o fluxo turístico não aumenta a médio e longo prazo, que o balanço final dos custos do evento é muito superior à despesa orçada, deixando rastros negativos nas finanças do anfitrião, e que muitas das áreas construídas para sediar os jogos ficam subutilizadas”, criticou.

O deputado lembrou que os habitantes de Munique, na Alemanha, rejeitaram a candidatura para os Jogos de Inverno de 2022 e que Hamburgo rejeitou, em 2015, a candidatura para os Jogos Olímpicos de 2024.

Caso não haja emendas, a proposta será analisada somente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ou seja, não será necessário o debate em Plenário.

Mais conteúdo sobre:

Câmara dos Deputados

Facebook
Veja também