Viagora

Contran aprova o uso de CNH eletrônica por motoristas

A CNH digital será válida em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentada no lugar da CNH impressa em casos de esquecimento.

Foi aprovado ontem (25) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma proposta do Ministério das Cidades que estabelece um novo recurso para motoristas, a implantação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que poderá ser acessadas através de um aplicativo de celular.

A proposta que começa a valer apartir de fevereiro de 2018, oferece aos motoristas outra maneira de ter acesso a Carteira de Habilitação, através do meio eletrônico, em seus smartphones.

  • Foto: Agência BrasilCNH eletrônicaCNH eletrônica

A CNH digital será válida em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentada no lugar da CNH impressa em casos de esquecimento, pois possui a mesma autenticidade do documento físico. A carteira digital será identificada através do QRCode ou certificado digital.

Como adquirir a CNH digital

Para ter acesso à CNH-e, os condutores terão que realizar um cadastro no site do Denatran com um certificado digital. Após esse processo, será preciso ativar o cadastro através de um link que será enviado ao e-mail do motorista.

A ativação do cadastro deve ser realizada no celular em que a CNH será salva, que passará a ser protegida através de um PIN, que se trata de um código de identificação pessoal. Esse código será solicitado todas as vezes em que o motorista quiser ter acesso ao documento. O bloqueio do aplicativo poderá ser feito caso o smartphone seja roubado.

Apesar da inovação, a emissão da CNH impressa continua.

Mais conteúdo sobre:

Conselho Nacional de Trânsito

Facebook
Veja também