Viagora

MEC suspende criação de cursos de medicina no país por cinco anos

A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas.

A criação de cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada nessa quinta-feira (5), durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor.

  • Foto: Agência BrasilReunião realizada para debater a suspensão da criação dos cursos de medicinaReunião realizada para debater sobre a suspensão 

A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também deve ficar suspensa pelo mesmo período de cinco anos.

Carlos Vidal, presidente do Conselho Federal de Medicina, relatou que a medida é uma ação que visa preservar valores como a saúde, vida e dignidade humana com uma prática médica qualificada, e que a portaria vem ao encontro da necessidade de controle da autorização de novas escolas.

De acordo com Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.

A Associação Médica Brasileira (AMB) relatou que a portaria pode ajudar a resolver os problemas que envolvem as escolas médicas do país, devido a deficiências que apresentam, pois a maioria das novas escolas não estão garantindo uma formação adequada aos estudantes da área.

Facebook
Veja também