Viagora

Plenário do TSE aprova candidaturas de Geraldo Alckmin e de Eymael

Os pedidos de registro foram aprovados na sessão extraordinária dessa sexta-feira (31).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão extraordinária dessa sexta-feira (31), mais dois pedidos de registro de candidatos à Presidência da República e de seus respectivos vices. A Corte deferiu as candidaturas de Geraldo Alckmin e de Ana Amélia, da Coligação Para Unir o Brasil, e de José Maria Eymael e Hélvio Costa, da Democracia Cristã (DC).

  • Foto: Geraldo Alckmin-Facebook/Eymael-FacebookGeraldo Alckmin e Eymael.Geraldo Alckmin e Eymael.

Com as decisões unânimes de ontem, o Plenário já deferiu, até o momento, 11 registros de candidaturas de presidente e vice-presidente da República. No dia 21, a Corte aprovou os registros de Vera Lúcia e Hertz Dias, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Dois dias depois (23/8), os ministros deferiram as candidaturas de Marina Silva e Eduardo Jorge, da Coligação Unidos para Transformar o Brasil; de Guilherme Boulos e Sônia de Sousa Silva Santos, da Coligação Vamos Sem Medo de Mudar o Brasil; de Benevenuto Daciolo (Cabo Daciolo) e Suelene Balduino, do Partido Patriota; e ainda de João Amoêdo e Christian Lohbauer, do Partido Novo.

Cinco dias mais tarde (28/8), o Tribunal aprovou os registros de Ciro Gomes e Kátia Abreu, da Coligação Brasil Soberano; de Henrique Meirelles e Germano Rigotto, da Coligação Essa é a Solução; de Álvaro Dias e Paulo Rabello, da Coligação Mudança de Verdade; e de João Goulart Filho e Léo da Silva Alves, do Partido Pátria Livre (PPL). 

Somente o pedido de registro do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro, da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, ainda não foi liberado para julgamento em razão da troca de relatores do requerimento. Isso ocorreu porque o relator original do pedido, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, despediu-se da Corte Eleitoral nesta semana em virtude do término de seu biênio no TSE.

Og Fernandes, que tomou posse como ministro efetivo do tribunal ontem (30), tornou-se o novo relator. Portanto, não houve condições processuais para que o pedido de registro fosse pautado para a sessão de ontem (31).

Já o registro de candidatura do ex-Presidente Lula (PT) foi indeferido pelo Plenário do TSE.

Facebook
Veja também