Viagora

Água do Rio Paraopeba apresenta riscos à saúde humana e animal

Um monitoramento foi realizado no local após o rompimento da barragem. Ficou determinado que a empresa Vale forneça água potável para as comunidades afetadas de Brumadinho.

O Governo do Estado de Minas Gerais informou através de nota divulgada na manhã desta quinta-feira (31), que a água do Rio Paraopeba, que passa pela cidade de Brumadinho (MG) apresenta riscos à saúde humana e animal.

A barragem se rompeu na última sexta-feira (25), causando grande destruição nas quais os danos ainda são incalculáveis. Após constatar a contaminação da água, foi determinado pelo governo de Minas Gerais, que a Vale, empresa responsável pela Barragem, forneça água potável para as comunidades afetadas.

O alerta a população foi emitido após um monitoramento realizado nas águas do rio pelas Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O rio foi atingido com rejeitos de minério extraídos da barragem B1 da Vale.

Para a segurança da população, foi indicado que as pessoas não tenham contato e não consumam a água do Rio Paraopeba até que o problema seja resolvido e fiquem a cerca de 10 metros das margens do rio. O alerta é para a região de confluência do Rio Paraopeba com o Córrego Ferro-Carvão até Pará de Minas.

O contato com a água do rio não pode causar morte mas pode ocasionar vômitos, coceira, tonteira, diarreia, náuseas entre outros sintomas.

A Vale

A empresa responsável pela barragem informou que já tem um plano para conter os rejeitos no Rio Paraopeba. O plano foi apresentado ao Ministério Público e órgãos ambientais. Segundo a Vale, serão feitas medidas de contenção na área atingida pelos rejeitos.

No trecho 2, no rio Parauopeba, entre Brumadinho e Juatuba será realizada uma dragagem e condicionamento do rejeito de silte e argila, de aproximadamente 30 km, para destinação adequada. Para reter a lama para reabilitar a área de 10 km de extensão do trecho 1 no entorno da barragem, a Vale afirmou que serão construídos diques.

Ao longo do trecho 3 entre Juatuba e a usina de Retiro Baixo, serão feitas diferentes ações, além da instalação de barreiras de retenção ao longo do rio Paraopeba, existindo também a possiblidade da utilização do flocurante, produto químico que facilita a retirada do material do rio.

Confira dos dados de monitoramento da qualidade da água

Mais conteúdo sobre:

Barragem de Brumadinho

Facebook
Veja também