Presidente do Tribunal Superior Eleitoral adia eleições em Macapá
No restante do estado a votação será mantida, porque o TRE garantiu que tem aparato policial suficiente para garantir a segurança durante a votação.
As eleições municipais no Amapá estão adiadas. A decisão foi tomada nessa quarta-feira (11) pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
O adiamento vale apenas para o Amapá e engloba o primeiro turno das eleições, que já ocorre nesse domingo (15) no resto do país, e o segundo no dia 29 de novembro, porém a nova data ainda não foi definida.
O ministro atendeu ao pedido da Justiça Eleitoral do Amapá para suspender o pleito devido aos atos de vandalismo provocados pela falta de energia na capital. A decisão foi divulgada por volta de meia noite.
No restante do estado a votação será mantida, porque o Tribunal Regional Eleitoral garantiu que tem aparato policial suficiente para garantir a segurança durante a votação.
“Com essas considerações, tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspendo a realização das eleições municipais de Macapá/AP, até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”, decidiu o presidente.
O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 21h de terça-feira (3). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um transformador pegou fogo e foi totalmente destruído. Aos poucos, a energia está sendo restabelecida, mas em forma de rodízio de seis em seis horas.
Vandalismo
No ofício enviado ao TSE, a Justiça Eleitoral do estado disse que foi informada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Exército e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que algumas ações de vandalismo estão sendo coordenadas por membros de facções criminosas
O documento diz ainda que parte da população está sendo incitada, por meio de grupos do WhatsApp, a queimar pneus em via pública e a depredar o patrimônio público.
“Convém destacar que no próximo domingo, dia 15.11.2020, várias manifestações estão sendo convocadas para demonstração de desagrado em frente aos locais de votação, o que colocaria em risco os eleitores da capital”, alertou o TRE.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2020
Eleições 2026: Forças Armadas são autorizadas para atuar na segurança e logística
A atuação militar poderá ocorrer durante a votação, apuração e no apoio logístico do processo eleitoral, conforme solicitação do TSEBrasil tem quase 2 milhões de eleitores com deficiência, aponta TSE
Estão inclusas pessoas com dificuldade de locomoção, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física, intelectual ou outras condições.Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 2 recebem pagamento de julho nesta terça
Moradores de 175 municípios de seis estados receberam o crédito nessa segunda-feira, independentemente do número final do NIS.Prouni recebe 529,7 mil inscrições para o segundo semestre de 2026, diz MEC
O Governo Federal oferece bolsas de estudo integrais, cobrindo 100% do valor da mensalidade ou parciais com 50% do valor da mensalidade.Brasil terá 158,7 milhões de eleitores aptos a votar em outubro, aponta TSE
O primeiro turno será realizado em 04 de outubro, quando serão eleitos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir