Covid-19: Wellington quer vacinação em todos os estados ao mesmo tempo
O objetivo é que a população de todo o país possa ser vacinada simultaneamente, sem que haja discriminação entre as unidades federativas do país.
Em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, defendeu que todos os estados do Brasil devem vacinar a população contra a Covid-19 ao mesmo tempo. O encontro aconteceu em Brasília nessa terça-feira (8).
O objetivo é que a população de todo o país possa ser vacinada simultaneamente, sem que haja discriminação entre as unidades federativas do país. Durante o encontro, que teve a presença de governadores de outro estado, Wellington Dias solicitou que o Ministério da Saúde fique responsável por coordenar a vacinação no Brasil, evitando que as medidas de imunização sejam adotadas de forma individualizada pelos estados.
“Se São Paulo anunciou que vai iniciar a imunização a partir de 25 de janeiro, então o governo federal tem que garantir que outras unidades da Federação também tenham as mesmas condições”, reclamou Wellington Dias.
Outro pedido do governador ao Ministério da Saúde foi que que, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seja concedida uma licença especial para os laboratórios que fabricam vacinas que já foram autorizadas pelas agências reguladoras de outros países, seguindo o exemplo do fabricante Pfizer, que já está sendo utilizada no Reino Unido e está em processo de autorização dos órgãos sanitários para ser aplicada também nos Estados Unidos.
Segundo o chefe do Executivo piauiense, a ideia é seguir o que determina a Lei nº 14.006/2020 que prevê uma autorização especial em 72h por parte da Anvisa de vacina aprovada em países do exterior para uso no Brasil. Wellington Dias defendeu também que o país use vacinas de vários fabricantes, de forma que a imunização alcance mais pessoas em menor período de tempo. “O governo garantiu que vai comprar pelo menos 400 milhões de doses em 2021, para vacinar todos os brasileiros, que vai acontecer por etapas, com parcelas diferentes de categorias consideradas mais vulneráveis ou expostas ao coronavírus”, explicou.
A expectativa do Ministério da Saúde é de imunizar 109,5 milhões de pessoas em 2021.
Comitê antecipa geração de energia para evitar impactos do El Niño
A medida entra em vigor a partir de 1º de setembro, para reforçar a segurança do sistema diante da possibilidade do El Niño no segundo semestre de 2026.Cantor Roberto Carlos passará por cirurgia na vesícula
De acordo com a nota, o cantor “está tranquilo e seguindo todas as orientações médicas”.Caixa paga parcela de julho aos beneficiários do Bolsa Família com NIS final 4
O pagamento no modelo tradicional do Bolsa Família acontece nos últimos dez dias úteis de cada mês.Anvisa determina apreensão de lotes de azeites e doces
De acordo com a decisão, o azeite tem origem desconhecida e apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração.Caxias no Maranhão registra tremor de terra de magnitude 2,8 nesta quarta
O epicentro foi localizado nas proximidades de São João do Soter, município vizinho a Caxias.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir