Viagora

STJ afasta Witzel do Governo do RJ e manda prender Pastor Everaldo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta sexta-feira (28), o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC) do cargo por irregularidades em contratos na saúde.

Por determinação do minisro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel foi afastado do cargo nesta sexta-feira (28), devido as investigações de corrupção em contratos da Secretaria de Saúde.

Irá assumir o governo o vice Cláudio Castro, um ex-vereador escolhido por Witrzel para ser seu companheiro de chapa, em 2018.

A justiça também determinou a prisão do Pastor Everaldo, presidente do PSC, do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Tristão e do ex-prefeito de Volta Redonda Sebastião Gothardo Netto, que é médico.

O ministro do STJ expediu mandados de busca e apreensão contra a primeira-dama Helena Witzel e o deputado André Ceciliano (PT),  presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio da Guanabara e o desembargador Marcos Pinto da Cruz, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Witzel enfrenta processo de impeachment, na Alerj, e está no centro das investigações da Operação Placebo, que apura corrupção ma aquisição de materiais para o combate à pandemia de coronavírus.

No mês de maio, ele e sua mulher Helena foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, também determinados pelo STJ.

As investigações se concentravam na contratação de uma organização social de sigla Iabas, emergencialmente por R$835 milhões para construir e administrar sete hospitais de campanha.

Com informações do Diário do Poder.

Facebook
Veja também