Viagora

Reaplicação do Enem 2021 acontece neste domingo em todo Brasil

Essa rodada é destinada a quem estava inscrito no Enem regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma.

Neste domingo (09), começa a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Essa rodada do exame é destinada a quem estava inscrito no Enem regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma. O segundo dia de reaplicação acontece no proximo dia 16 de janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também fazem o exame as pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

De acordo com o Inep, nesta edição, fazem ainda as provas os candidatos inscritos no Enem 2020 que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano. Pelas regras do exame, eles perderiam o direito a não pagar a taxa, mas por conta da pandemia e por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), esses candidatos tiveram um novo prazo de inscrição no Enem 2021 e a isenção novamente garantida.

Conforme o Inep, mais de 340 mil candidatos estão inscritos para as provas nos dias 9 e 16 de janeiro. Desses, 54.231 estão inscritos no Enem PPL, que é aplicado desde 2010 pelo órgão em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Ainda de acordo com o Instituto, são 280.145 os participantes que tiveram a taxa de isenção garantida e somado a eles, estão os inscritos na reaplicação, um total de 6.986 participantes, que foram prejudicados de alguma forma na aplicação regular.

O exame será aplicado em 4.618 locais de prova, sendo 1.435 para o Enem PPL, 2.249 para os participantes isentos que se inscreveram após nova oportunidade e 934 para a reaplicação de quem teve o pedido aceito. 

Com informações de Agência Brasil

Facebook
Veja também