Viagora

Aneel mantém bandeira tarifária verde para o mês de outubro

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é o sexto mês seguido sem cobrança extra na conta de luz dos cidadãos.

Nessa sexta-feira (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciou que a bandeira tarifária continuará verde em outubro para todos os consumidores que estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). É o sexto mês seguido sem cobrança extra na conta de luz dos cidadãos brasileiros.

De acordo com a Aneel, a conta de luz não apresenta taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro do ano passado até abril deste ano. A bandeira verde foi selecionada por conta das condições favoráveis de geração de energia.

Conforme a Agência, caso as outras bandeiras fossem instituídas, a conta refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho de 2022 pela Aneel. Os aumentos refletiram a inflação e o alto valor das usinas termelétricas neste ano.

Bandeiras Tarifárias

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas são divididas em níveis, indicando quanto está custando para o SIN gerar energia elétrica utilizada nas residências.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também