Viagora

Fiscais do Mapa poderão certificar frutas e hortaliças

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa formalizar normas internacionais para frutas e hortaliças.

Nesta quinta-feira (20), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) oferece curso de formação de inspetores com o objetivo de aplicação de normas internacionais para frutas e hortaliças. 

Segundo a Mapa, após a finalização do curso, os inspetores estarão aptos a avaliar lotes desses produtos e assinar a certificação, o que deve acelerar o fluxo de exportação. Além da parte teórica, os inspetores participaram de atividades práticas, em que puderam observar defeitos em frutas e saber o que é aceitável ou não pelo mercado externo.

Foto: Isadora Cavalcante/ViagoraPreços; ceasa; economia; comércio; mercado; pib;
Frutas da Nova Ceasa em Teresina.

Conforme o Ministério da Agricultura, a participação do Brasil no Esquema OCDE para Frutas e Hortaliças começou a ser articulada em 2015 e agora chega à etapa final com a formação dos inspetores. A OCDE reúne 38 países e tem sede na França.

Para o representante da OCDE Jose Brambila, o projeto visa nivelar a aplicação de medidas na comercialização do Esquema de Frutas e Hortaliças. “O principal objetivo do Esquema de Frutas e Hortaliças da OCDE é facilitar o comércio por meio da harmonização de implementação e interpretação de normas de comercialização. Outro objetivo é facilitar o reconhecimento mútuo das inspeções pelos países participantes”, destacou.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também