Viagora

Ministério da Saúde lança campanha contra o mosquito da dengue

De acordo com o ministério os casos de dengue tiveram aumento de 185% , os de chikungunya cresceram 89,9% e o de Zika apresentaram elevação de 92,6% em 2022.

Nesta quinta-feira (20), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, e tem como objetivo de mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue tiveram aumento de 185% em 2022. O ministro Marcelo Queiroga, comenta que a contribuição da população no combate é essencial para a diminuição dos casos no Brasil. “Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, ressaltou.

Ainda de acordo com o ministério, a campanha nacional será vinculada a televisão, rádio e internet, e contará com informações a respeito de focos de proliferação do Aedes Aegypti, e como é feita a prevenção.  O órgão informa que as ações que podem ser feitas para evitar criadouros do mosquito são: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.

Conforme o Ministério da Saúde em 2021 houveram 478,5 mil casos de dengue no país, e em 2022, subiu para 1,3 milhão. Os dados do ministério apontam 909 óbitos confirmados pela doença.

Ainda conforme o ministério, os casos de chikungunya, também apresentaram aumento em relação a 2021, sendo um crescimento de 89,9%, até outubro, foram notificados 168,9 mil casos. Os registros do Zika Vírus apresentaram elevação nos registros de 92,6% em 2022.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também