Viagora

Maioria dos reajustes salariais em setembro repôs inflação, diz Fipe

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é estimado que o salariômetro de outubro fique em 8,3%.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgou através do Boletim Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas, que a maioria dos reajustes salariais que foram negociados em setembro (75,1%) obtiveram correção igual ou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

De acordo com a Fipe, o INPC acumulado nos últimos doze meses atingiu o mesmo índice do reajuste mediano, ficando em 8,8%. Em 2022, cerca de 65% dos reajustes do ano ficam a uma distância de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. Nesse período, 15.336 negociações foram realizadas, e dessa forma, o piso salarial mediano de setembro ficou em R$ 1.488. Nos últimos 12 meses, o valor mediano é de R$ 1. 459

A Fipe pontuou ainda que a prévia do salariômetro de outubro fique em 8,3%, sendo que 65,9% das negociações devem ficar acima do INPC. Segundo a Fundação, 85 instrumentos foram reunidos para o cálculo da prévia, e por conta disso os resultados preliminares podem ser alterados com informações adicionais. Para outubro, a inflação deve ficar em 7,2%.

Conforme a Fundação, uma equipe coleta as informações, tabula e organiza os valores observados para 40 resultado da negociação, reunidos em convenções e acordos registrados no Mediador do Ministério da Economia.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também