Viagora

Preço de venda do gás natural será reduzido a partir desta terça

De acordo com a Petrobras, o preço final da matéria-prima não é definida apenas pelo valor de venda.

Nesta terça-feira (01), o preço de venda do gás natural que é transportado e distribuído por dutos terá uma redução de 5% em reais por metro cúbico, comparando com o trimestre entre os meses de agosto e outubro. A queda foi feita conforme os contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras da matéria-prima.

De acordo com a Petrobras, o petróleo teve redução de 11,5% durante o trimestre, além do desabono de 6,5% no câmbio, que pontua que a quantia em reais para a conversão em um dólar, aumentou 6,5%.

Ainda conforme a companhia, o preço final da matéria-prima ao consumidor não é definido apenas pelo valor de venda, as margens de distribuidoras, e no caso do gás natural veicular (GNV), dos postos que realizam revenda, como também os tributos federais e estaduais.

Tarifas

A Petrobras apontou também que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais. “Importante informar que a atualização anunciada para 1/11/22 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel”, disse a companhia.

Segundo a empresa, os preços valerão até o dia 31 de janeiro de 2023.  “A atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes”, concluiu a Petrobras.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também