Viagora

Tarifa de energia elétrica deve subir 5,6% em 2023, diz Aneel

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os dados foram apresentados nesta quarta (23) ao grupo Minas e Energia, do governo de transição.

Nessa quarta-feira (23), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um levantamento ao grupo de Minas e Energia, do governo de transição, que estima que a tarifa de energia elétrica deve apresentar crescimento de em média 5,6% em 2023.

De acordo com a Aneel, a projeção pontua que sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%, 15 distribuidoras com reajuste entre 5% e 10%, 17 distribuidoras com reajuste entre e 0% e 5%, e por fim, 13 distribuidoras com reajuste inferior a 0%.

Ainda conforme a Agência, durante o relatório apresentado na reunião com o grupo de transição, foi destacado que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem receber modificações até a homologação dos processos tarifários.

O encontro também abordou temas como a abertura do mercado livre, evolução das tarifas, qualidade de serviço, questões relativas à tarifa social, satisfação do usuário, qualidade do serviço e universalização. “A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, pontuou a Aneel.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também