Viagora

Inep aponta crescimento de 474% do ensino a distância em uma década

De acordo com o Inep, o levantamento divulgado nesta sexta-feira (04) considerou os resultados do Censo da Educação Superior 2021.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Ministério da Educação (MEC), divulgou levantamento nesta sexta-feira (04) que aponta aumento de 474% do ensino a distância considerando uma década, entre 2011 e 2021.

De acordo com o Inep, a pesquisa considerou os resultados do Censo da Educação Superior 2021 e mostrou ainda que se comparado ao mesmo período, o número de estudantes que estão em curso presenciais apresentou uma queda de 23,4%.

No ano de 2011 os ingressos através do EAD eram de 18,4% do total, já no ano passado este número atingiu um percentual de 62,8%, conforme o levantamento.

O Inep, que coordena o levantamento de dados, constatou que a ampliação no número de estudantes nos cursos superiores se deu por conta da oferta do ensino à distância pelas instituições privadas, no período de 2020 e 2021.

A modalidade EAD garantiu um acréscimo de 23,3% (24,2% em instituições privadas), já em relação as graduações presenciais houve diminuição de 16,5%. Enquanto na rede privada em 2021 houve o ingresso de 70,5% dos estudantes através de cursos remotos.

“O comparativo confirma a tendência de crescimento do ensino a distância ao longo do tempo. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em EaD ultrapassou o de estudantes que iniciaram a graduação presencial, no caso das instituições privadas”, explicou o Inep.

O diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Vandir Cassiano, atribuiu o crescimento da modalidade a distância ao período pandêmico da covid-19 e destacou que de 2017 para este ano houve um acréscimo na adoção do EAD.

“Em 2020, 2021 e, agora, 2022, temos um crescimento absurdo, é algo já sedimentado, é um caminho sem volta”, disse, alertando para a necessidade de avaliação da qualidade desse ensino. Estamos vendo isso [qualidade] com muito cuidado, porque temos instituições que anunciam curso de EaD no valor de R$ 59,90, uma mensalidade muito baixa. Até que ponto esse curso oferece uma formação adequada para o mercado de trabalho e que venha a fazer parte do contexto social e econômico do país? A secretaria está com um trabalho de verificação desses polos de EaD, para fazer o tratamento desses polos autorizados”, explica.

Facebook
Veja também