Viagora

Caixa suspende oferta de consignado do Auxílio até dia 14 de novembro

Segundo a Caixa Econômica, o crédito do benefício social retornará no dia 14 de novembro a partir das 7h.

Na noite dessa última terça-feira (1), por volta das 19h, a Caixa Econômica Federal suspendeu a oferta de empréstimos consignados por duas semanas. O banco informa que serão duas semanas para processar as folhas de pagamento do Auxílio Brasil. Os interessados em obter o crédito consignado do beneficio poderão solicitar novamente a partir das 7h do dia 14 de novembro.

Conforme a Caixa Econômica, o processamento da folha de pagamentos do Auxílio Brasil envolve a Caixa, que opera a linha de crédito; a Dataprev, estatal responsável pela lista dos beneficiários, e o Ministério da Cidadania, que cadastra os participantes do programa.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil

Segundo a instituição, o crédito consignado iniciou sua operação no dia 11 de outubro deste ano e prevê empréstimos com taxas de 3,45% ao ano, com a retenção de até 40% do valor do benefício para pagar as parcelas. A Caixa não é o único banco habilitado a ofertar a linha de crédito, mas lidera as liberações. Segundo o Ministério da Cidadania, 14 instituições financeiras estão autorizadas a ofertar a modalidade, mas nem todas começaram a emprestar dinheiro.

Ao longo de toda a semana passada, o banco ampliou o prazo de análise de 24 horas para cinco dias úteis. Nesse período, os clientes podiam ir às agências da Caixa ou pedir a liberação do dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, mas o dinheiro só era liberado após esse prazo, em cumprimento à sugestão do TCU.

Riscos da Oferta

O Ministério da Cidadania informa que as prestações do consignado serão descontadas diretamente do Auxílio brasil. Especialista recomendam cuidado aos beneficiários na hora da contração do serviço podendo ocorrer assédio por meio das instituições financeiras como golpes e comprometimentos de até 40$ do rendimento mensal em famílias de baixa renda. A Caixa informou que oferece dicas de educação financeira para os usuários.

O empréstimo pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício. O empréstimo só pode ser pedido pelo responsável familiar que recebe o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias e que não tenha deixado de comparecer a qualquer convocação do Ministério da Cidadania.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também