Viagora

Brasil irá permitir acesso de ucranianos a passaporte humanitário

Apesar de assegurar o ingresso do povo ucraniano que tiveram suas terras invadidas pela Rússia, Bolsonaro ressaltou que irá permanecer neutro em relação ao conflito entre os países.

Nessa segunda-feira (28), o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que o Brasil irá fazer uma portaria que regulamentará a entrada de ucranianos através do passaporte humanitário brasileiro. O presidente fez a declaração durante entrevista á rádio Jovem Pan e afirmou que a medida deve ser publicada nos próximos dias.

Apesar de assegurar o ingresso do povo ucraniano que tiveram suas terras invadidas pela Rússia, Bolsonaro ressaltou que irá permanecer neutro em relação ao conflito entre os países. “Nós faremos todo o possível para receber o povo ucraniano”, destacou o presidente.

Por meio de suas redes sociais Bolsonaro já havia se posicionado sobre a invasão russa e afirmou que está focado no resgate aos brasileiros.

“Em defesa da soberania, da autodeterminação e da integridade territorial dos Estados. Volto a afirmar que eu e meu governo estamos focados em garantir a segurança do nosso país, proteger os interesses do nosso povo, auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões conflagradas e contribuir para uma resolução pacífica do conflito”, destacou o presidente da República.

Ainda de acordo com o presidente, o Brasil não tem previsão para aplica sanções a Rússia, visto que o país possui uma dependência dos fertilizantes russos e dessa forma o agronegócio seria afetado. Bolsonaro ainda ressaltou em discussões internacionais o apoio da Rússia na preservação da soberania da Amazônia e declarou que se as sanções forem aplicadas podem provocar uma insegurança alimentar e inflação de alimentos.

“Acredito que essas sanções dificilmente prosperam”, explicou Bolsonaro.

Na última segunda-feira (28), o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, sugeriu que Bolsonaro conversasse por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, para esclarecer os fatos que estão acontecendo no país.Com relação a essa declaração do representante da Ucrânia no Brasil, o presidente pontuou que o Brasil precisa ter equilíbrio na relação entre os países.

Ainda no mesmo dia, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou através das redes sociais a chegada de oito servidores do Itamaraty para auxiliar no resgate dos brasileiros impedidos de retornar ao país, em Varsóvia, capital da Polônia.

“Esta força-tarefa enviará destacamento a Lviv, na Ucrânia, onde será montado escritório de apoio aos brasileiros que estão tentando deixar o país”, afirma em trecho da publicação.

Com informações de Agência Brasil

Facebook
Veja também