Viagora

Jovens que completam 16 anos até 2 de outubro podem tirar Título de Eleitor

A emissão do documento pode ser feita pela internet, através de site TITULONET disponibilizado pelo TSE

O Título de eleitor pode ser solicitado por menores que completam 16 anos até o dia da eleição. A emissão do documento pode ser feita pela internet, através de site disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nomeado de TITULONET, até 04 de maio.

A primeira página apresentada ao solicitante pede que selecione o estado do Brasil em que se encontra, após isso segue para outras páginas que informa quais documentos são necessários para tirar o título de eleitor. Para quem vai tirar pela primeira vez, na primeira pergunta feita na página seguinte, onde está escrito “Título de Eleitor” selecione “Não Tenho” para iniciar o processo de solicitação.

Foto: Divulgação/TSESite TítuloNet
Site TítuloNet

Os documentos necessários são; uma foto segurando um documento (fotografia do requerente exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação) ou seja, uma selfie com o RG mostrando o lado onde fica a foto no documento; Documento oficial BRASILEIRO de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte). Documentos que não possuírem todos os dados necessários para qualificação do interessado, tais como data de nascimento, filiação, naturalidade e nacionalidade, dentre outros, somente serão aceitos se acompanhados de outro documento que possibilite sua individualização no cadastro; comprovante de residência atualizado; e Certificado de quitação de serviço militar (para homens, no ano em que completam 19 anos).

Foto: Divulgação/TSESite TítuloNet
Site TítuloNet

De acordo com a constituição, artigo 14, o voto mão é obrigatório para cidadãos de 16 e 17 anos, mas eles já podem exercer o seu direito de escolher os representantes de suas cidades, estado e País. Os jovens de 15 anos que em 2022, completam 16 anos de idade até o dia 2 de outubro já podem solicitar seu titulo de eleitor e exercer este direito nas eleições deste ano.

Segundo o Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), após a solicitação do título, caso não haja nenhuma pendencia, basta baixar o aplicativo E-Título, que está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo,  e utilizar a versão digital do documento.

Facebook
Veja também