Viagora

IBGE estima recorde na safra de 263 milhões de toneladas em 2022

Essa alta em relação ao ano de 2021 se dá principalmente pelas safras de milho, que deverão fechar o ano em 112 milhões de toneladas.

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá fechar o ano com um volume recorde de 263 milhões de toneladas. Caso essa estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) se confirme, a safra será 3,8% superior à registrada em 2021, de 253,2 milhões de toneladas.

Essa alta em relação ao ano de 2021 se dá principalmente pelas safras de milho, que deverão fechar o ano em 112 milhões de toneladas, um crescimento de 27,6% na comparação com o ano anterior.

Segundo o pesquisador do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, a colheita da segunda safra está apensa começando. “A colheita da segunda safra está começando agora e as condições climáticas são boas, especialmente em Mato Grosso e Paraná, que são os principais produtores desse grão”, informou.

O trigo, é outra lavoura que teve um aumento nas produções. O aumento de 13,6% na comparação com o ano passado, segundo Carlos Alfredo Guedes, tem relação com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os dois países são grandes exportadores do produto.

De acordo com ele esse foi o motivo dos produtores brasileiros expandirem as áreas de plantio. “Isso fez os produtores brasileiros expandirem as áreas de plantio. Se tiver uma boa condição climática, a produção deve ser recorde em 2022”, explica.

A área colhida do produto deve crescer 2,1% no ano, enquanto o rendimento médio de produção por hectare deve ter aumento de 11,3%. Apesar disso, o pesquisador acredita que o Brasil ainda irá precisar importar o produto, tendo em vista que a produção nacional de trigo deverá ficar em 8,9 milhões de toneladas, abaixo da demanda interna de 12 milhões.

Outras lavouras que são importantes e que também possui uma previsão de alta na sua produção, são o feijão com 15%, algodão herbáceo com 15,2%, a aveia com 8,2% e sorgo com 19,2%.

Já a soja, que é a principal lavoura do país, que está com sua colheita praticamente finalizada, deve fechar 2022 com uma produção de 118,6 milhões, 12,1% abaixo do ano anterior. O arroz, é outro que deve ter queda no ano, de 8,6%.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Safra

Brasil

Facebook
Veja também