Viagora

Aneel mantém bandeira tarifária verde para setembro

De acordo com a Agência, não haverá cobrança extra no valor da conta de luz pela quinta vez seguida.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária se manterá verde no mês de setembro para todos os consumidores que estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, pelo quinto mês seguido não haverá cobrança extra na conta de luz

De acordo com a Aneel, a conta de luz não apresenta taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que ocorreu de setembro do ano passado até abril de 2022. A agência informou que a bandeira verde foi escolhida por conta das condições favoráveis de geração de energia.

Conforme informações da Agência, caso outras bandeiras fossem instituídas, a conta de luz no Brasil refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel. Os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, devido ao aumento no valor do petróleo e do gás natural.

Segundo a Aneel, as bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 e refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras são divididas em níveis que indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usado em todo o país.

Quando a bandeira apresenta a cor verde, significa que a conta não sofre acréscimos. Já em casos de bandeira amarela ou vermelha, a conta sofre acréscimos.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também