Viagora

IBGE: Pesquisa aponta aumento nos preços de alimentos em Julho

De acordo com o IBGE, nos dados é possível notar um aumento de 25,46% no leite longa vida e 14,06% em leites e derivados.

Nesta terça-feira (09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou dados a respeito da inflação no Brasil, que aponta aumento no preço dos alimentos e bebidas no mês de julho.

De acordo com o IBGE, nos dados é possível notar um aumento de 25,46% no leite longa vida e 14,06% em leites e derivados. A pesquisa informa também que o queijo teve aumento de 5,28%, a manteiga 5,28%, já o leite condensado mostrou elevação de 6,66%. O gerente da pesquisa do IBGE, Pedro Kislanov, explica que o aumento se deve ao período em que o custo de produção do leite é mais caro.

“Essa alta dos preços do leite é explicada pelo período de entressafra, que vai de março até setembro, outubro, quando as pastagens estão mais secas e prejudica a oferta do produto. Mas também por uma alta dos custos ao produtor, como o de ração animal, principalmente soja e milho, e de fertilizantes e outros insumos. Vamos lembrar que dois grandes exportadores de insumos agrícolas são a Rússia e a Ucrânia, então a exportação foi prejudicada com o advento da guerra no início do ano”, informou.

Ainda de acordo com o Instituto, produtos de hortifruti também foram afetados, as frutas registraram aumento nos preços de 4,40%, o tomate teve aumento de 7,45%, batata-inglesa 66,82%, e a cenoura está custando 37,82% a mais do que no ano de 2021.

Conforme o IBGE, outro dado que foi divulgado a diminuição de brasileiros que fazem refeições saiu de 1,26% para 0,82%.

com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Pesquisas

IPCA

Facebook
Veja também