Viagora

Desemprego cai para 8,9% em agosto, a menor taxa desde 2015

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostra que a queda foi de 0,9 ponto percentual.

Nesta sexta-feira (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou pesquisa que aponta que o desemprego no Brasil caiu para 8,9% em agosto comparado ao trimestre anterior, que foi finalizado em maio.

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostra que a queda foi de 0,9 ponto percentual. O órgão informa que o percentual é ainda menor patamar desde o trimestre de julho de 2015, quando atingiu 8,7%.

Ainda de acordo com o IBGE, cerca de 99 milhões de pessoas ficaram ocupadas, batendo o recorde iniciado em 2012. O órgão informa que o percentual de pessoas com idade para trabalhar ocupadas foi estimado em 57,1%.

Segundo o instituto, o nível de ocupação em relação ao trimestre anterior foi de avanço, anteriormente a estimativa era de 56,4%. A coordenadora da Pnad, Adriana Beringuy, comenta que o fluxo do ocorre ao longo do ano. “O mercado de trabalho segue a tendência demonstrada no mês passado, continuando o fluxo que ocorre ao longo do ano, de recuperação”, disse.

Ainda segundo o IBGE, três atividades contribuíram para o recuo do desemprego, são eles; o Comércio, com adicional de 566 mil pessoas, equivalente a 3%; nas atividades de em Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais com 488 mil, representando uma alta de 2,9%; e outros serviços 4,1%, com 211 mil pessoas.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Brasil

Economia

Facebook
Veja também