Viagora

Aneel mantém bandeira verde na conta de energia em novembro

A bandeira verde veio devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas satisfatórios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Diante disso, o consumidor não pagará cobrança extra na conta de luz nesse próximo de novembro.

A bandeira verde veio devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas satisfatórios. O fim da bandeira de escassez hídrica durou de setembro de 2021 até abril de 2022.

Em meados de  agosto, a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias. O órgão citou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.

Em 2022 houve um reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias. De acordo com a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano referido, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também