Viagora

Anvisa revoga autorização de comercialização do medicamento Adakveo

O remédio é indicado para reduzir a frequência de crises vaso-oclusivas em pacientes de 16 anos, que são diagnosticados com doença falciforme.

O medicamento Adakveo (crizanlizumabe), teve o registro cancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após falha na comprovação da eficácia do produto. O remédio é indicado para reduzir a frequência de crises vaso-oclusivas em pacientes de 16 anos, que são diagnosticados com doença falciforme.

Conforme a Anvisa, a falha foi observada no acompanhamento do Termo de Compromisso da empresa quando o registro foi concedido, devido a isso foi considerado a análise das documentações técnicas sobre o medicamento, quanto uma consulta com entidades que atuam na área da doença, e utilização do tipo de remédio, como a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Segundo a Anvisa, uma avaliação do Comitê dos Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia de Medicamentos concluiu que os benefícios do remédio não superam os riscos que ele pode causar e recomendou a revogação da autorização de comercialização.

Com informações de Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Saúde

Facebook
Veja também