Viagora

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

A pesquisa - realizada com economistas - é divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).

Pesquisa realizada, com economistas, divulga as previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos em 2023. De acordo com o relatório, é um ano estável para a economia do Brasil, segundo a edição do Boletim Focus. Para 2023, a previsão para o crescimento da economia permaneceu em 2,89%. A expectativa é feita semanalmente pelo Banco Central (BC).

O PIB (Produto Interno Brasileiro) acumula alta de 3,2% no período de 12 meses. No primeiro semestre, a alta acumulada foi de 3,7%.

Inflação

A expectativa para este ano do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) permaneceu em 4,63% nesta edição. Nos últimos 12 meses, o índice está em 5,19%, ficando acima dos 4,61% dos 12 meses imediatamente anteriores.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros.

Apesar disso, em comunicado divulgado na semana passada, o Copom indicou que poderá mudar o tempo do período de cortes, caso as condições tornem mais difícil reduzir juros. Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2023 em 11,75% ao ano.

Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) diminui a Selic, a previsão é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Por: Alessandra Fonseca

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também