Viagora

Sisu: prazo para as inscrições no 1º semestre termina nesta sexta

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os interessados devem ser inscrever até às 23h59 no site oficial do Sisu, através do login da conta gov.br.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) anunciou que as inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 terminam nesta sexta-feira (24). Os interessados que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser inscrever até às 23h59 no site oficial do Sisu, através do login da conta gov.br.

Neste primeiro semestre, o programa ofertou 226.399 vagas em 128 instituições públicas, entre elas, 63 universidades federais. Para poder participar, o estudante deve ter obtido nota acima de zero na nota de redação do Enem 2022.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o interessado poderá se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga, tendo a possibilidade de alterar as opções durante os dias ofertados. O MEC destaca ainda que não é permitido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção ocorrerá no dia 28 de fevereiro, com a divulgação das notas de corte. A matrícula na instituição de ensino superior para qual oi selecionado poderá ser feita no período de 2 a 8 de março. O Ministério da Educação pontuou que os dias, horários e locais de atendimento serão definidos pelas universidades.

Lista de Espera

Conforme o MEC, o processo seletivo do Sisu possui somente uma chamada, mas o estudante pode recorrer a lista de espera, onde o prazo para manifestar interesse será de 28 a 8 de março.

Na lista, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos na chamada do processo seletivo. Caso o estudante tenha sido selecionado em uma de suas opções de vaga, não poderá participar da lista de espera.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do MEC que garante ao estudante vagas a cursos de graduação em universidades públicas de todo o Brasil. As vagas são abertas nos dois semestres do ano, através de um sistema informatizado que seleciona os candidatos com base nas notas do Enem.

Lei de Cotas

As vagas ofertadas pelo Sisu também utilizam a  Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que determina as instituições de ensino superior, a oferta de no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com metade sendo reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também