Viagora

Rompimento de barragem causa inundações e alagamento no Ceará

Segundo a Defesa Civil não houve vítimas, nem destruição de casas, apenas pessoas desalojadas, que tiveram perdas materiais.

Uma barragem particular rompeu na madrugada desse domingo (09), e as fortes chuvas acabaram elevando o nível do rio Cariús, no sul do Ceará. O rompimento provocou inundações e alagamentos de ruas, casas comércios e escolas do município de Farias Brito.

O coordenador estadual de proteção e Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel Haroldo Gondim, informou que o rompimento da barragem ocorreu no distrito de Cachoeira dos Bezerras, situado no limite com a cidade de Nova Olinda. “Esse rompimento, juntamente com a chuva, aumentou o nível do rio de forma rápida, mas também baixou rápido. Mas quando chove, causa muitos transtornos, porque entra nas casas, nas escolas”.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil do CearáInundações das chuvas
Inundações das chuvas

De acordo com o tenente-coronel, a chuva nem foi tão intensa, chegando somente a 34 milímetros. “Choveu bem na região, mas não foi uma chuva torrencial que causou isso, não”. Segundo ele, o rio Cariús, corta outras cidades, “e já vem pegando algo de outras localidades”.

Haroldo Gondim anunciou que nessa segunda-feira(10), a chegada de técnicos de barragens no município de Farias Brito, para avaliar a segurança das demais barragens particulares existentes na região e que podem causar o mesmo transtornos. 

A Defesa Civil do estado afirma que ainda existe preocupação com relação ao distrito de Cariutaba, situado na parte baixa da cidade, que já está, inclusive, com nível de águas elevado. Devido à sua localização, Cariutaba recebe o excesso de água do rio que banha o restante da cidade.

Após o trabalho de mitigação da situação do município afetado, deverá se proceder à identificação do proprietário da barragem rompeu, visando possível responsabilização.

Com informações da Agência Brasil

Por Camila Trindade

Facebook
Veja também