Nordeste possui mais pessoas no Bolsa Família do que com carteira assinada
Conforme a pesquisa, o Maranhão é o que mais se destaca com dois beneficiários do programa para cada assalariado
Em todos os estados do Nordeste e quatro da região Norte, as pessoas possuem mais o Bolsa Família do que empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e do Ministério do Desenvolvimento Social.
Conforme a pesquisa, no Nordeste o estado do Maranhão é quem mais se destaca, com dois beneficiários do programa de transferência de renda para cada trabalhador de carteira assinada. Até 2022, o Rio Grande do Norte, era o único da região em exceção mas não é mais. Já no Norte, o cenário se reflete em Amazonas, Pará, Acre e Amapá.
Na pesquisa, o Piauí apresenta 641.057 mil beneficiados pelo programa social e com o número de empregados com carteira assinada é de 314.981. No Brasil, antes da pandemia da Covid-19, somente oito estados possuíam mais beneficiados que empregos. Em 2020, a quantia cresceu para 10, e 2022, foi para 12.
No mês novembro do ano passado, a proporção de famílias no programa social por trabalhador de carteira assinada, era de 50%. Ou seja, para cada dois empregados, tinha uma família beneficiada. A taxa em fevereiro de 2023 ficou em 51,1%.
Com essa mudança no número de beneficiários do Bolsa Família, o mercado de trabalho também se transforma. O economista Marcelo Neri, disse que há uma tendência de que aumente o emprego informal. De acordo com ele, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostra que em uma década existiu uma crescente desse cenário.
Segundo o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio Costa, o setor de serviços do país é o que mais apresenta emprego informal. Conforme ele, o quadro faz com que a base de trabalhadores de carteira assinada cresça menos.
Para os especialistas, o cenário reflete diretamente em uma estagnação ou redução da contribuição de tributos por trabalhadores assalariados. De acordo com artigo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os microempreendedores são 11% dos contribuintes da Previdência, e arrecadam no regime geral somente 1%.
Com informações do portal Poder360.
Por Kalita Leão
-
Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás
A empresa determinou o recolhimento após constatar a contaminação pela bactéria Pseudomonas. -
Projeção industrial brasileira tem alta de 0,7% em abril de 2026, aponta IBGE
O IBGE destaca que a indústria está 4,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas registra 12,9% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011. -
Mega-Sena vai sortear prêmio estimado em R$ 32 milhões na quinta-feira
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 27, 30, 35, 40, 44 e 58. -
Petrobras ajusta preço do diesel para R$ 1,12 por litro comercializado
O ajuste nos preços de venda de óleo diesel vale a partir desta terça-feira (02). -
Declaração do IR pode passar a ser automática em dois ou três anos, diz ministro
No mês de março, o ministro já havia relatado esta possibilidade, após ter demandado à Receita Federal o desenvolvimento de um sistema automatizado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir