Viagora

Aneel mantém bandeira tarifária verde para o mês de maio

De acordo com a Aneel, a tarifa permanece para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai manter a bandeira tarifária verde para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), em maio. Nesse caso, o cliente não deverá pagar cobrança adicional na sua conta de energia.

De acordo com a Aneel, a tarifa não está em ação desde o fim da bandeira hídrica, em abril do ano passado. A taxa verde foi usada na época por conta do bom nível nos reservatórios das usinas.

Segundo a Agência, se as outras bandeiras fossem instituídas, a conta de luz teria um reajuste de até 64% das tarifas aprovadas no mês de junho do ano passado. A alta foi por conta da inflação e os gastos nas termelétricas em 2023, como consequência do aumento no valor do petróleo e do gás natural.

As bandeiras tarifárias são divididas em níveis e apontam o custo do consumidor incluso no SIN, para produzir a energia em suas residências. No Brasil, apenas alguns estados da região Norte, o Mato Grosso e toda a Roraima, não tem cobertura do Sistema Interligado Nacional.

A bandeira verde não permite cobrança extra na conta do consumidor. O mesmo não acontece com a tarifa vermelha e amarela, que possui adicional variante de R$ 9,795 e R$ 2,989, respectivamente, para 100 kWh usados.

Facebook
Veja também