Viagora

Receita abre consulta ao 2º lote de restituição do IR nesta sexta

Para realizar a consulta, basta entrar na página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda”, e em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.

Nesta sexta-feira (23), a Receita Federal divulgou que cerca de 5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física acertarão aa contas com o Leão. A partir das 10h, será liberado a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2023. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

O Fisco informou que ao todo 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões. Todo o valor vai para contribuintes com prioridade no reembolso.

A maioria dos contribuintes informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do IR ou usou a declaração pré-preenchida. Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

A RF destaca que os outros contribuintes têm direito a prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos; 978.397 entre 60 e 79 anos; 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 468.889 contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério.

Para realizar a consulta, basta entrar na página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda”, e em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da RF para tabletes e smartphones.

De acordo com a RF, o pagamento será dia 30 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. Se por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para o resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também