Viagora

MEC inicia 2ª chamada para comprovação de documentos do Prouni

A comprovação dos dados dos selecionados para recebimento de bolsa parcial ou integral pode ser feita a partir desta segunda-feira (24), até o dia 3 de agosto

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nesta segunda-feira (24), a segunda chamada para comprovação de documentação dos classificados no Programa Universidade Para Todos (Prouni). O Programa beneficia alunos de cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior ao ofertar bolsas de estudo integrais e parciais.

A comprovação das informações fornecidas durante a inscrição poderá ser feita pelos candidatos selecionados até o dia 3 de agosto. Para o segundo semestre de 2023, 276.566 bolsas foram disponibilizadas, das quais 215.530 são integrais e 61.036 são parciais, com 50% do valor da mensalidade para cursos de graduação ou de formação específica.

A renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, atualmente em R$ 1.980, precisa ser comprovada pelos pré-selecionados que concorrem às bolsas integrais. Para os candidatos às bolsas parciais, é preciso que seja comprovada a renda mensal com valor de até três salários mínimos por pessoa, que tem limite de R$ 3.960 atualmente.

De acordo com o previsto no edital, os candidatos, além desses critérios, devem cumprir as exigências relacionadas a formação do ensino médio, ou comprovação de formação para o magistério da educação básica, ou comprovação de deficiência.

Os documentos necessários para a comprovação dos classificados podem ser apresentados na própria instituição de ensino superior, ou por meio eletrônico, através do Portal de Acesso Único do MEC.

A segunda chamada seleciona os candidatos que não conseguiram cumprir as exigências no período da primeira chamada, que aconteceu no último mês de julho, mas que foram classificados de acordo com as opções de curso e instituição e com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aqueles que estão inscritos no Prouni, mas que não conseguirem comprovar as documentações requeridas nessas duas chamadas, nos períodos determinados, perdem a bolsa, abrindo nova oportunidade para os candidatos classificados na lista de espera do Programa. A data prevista para o início dos prazos de comprovação de documentos, assim como para a divulgação da lista de espera, é 18 de agosto.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também