Pagamentos no crédito via Pix estarão disponíveis em breve, diz Campos Neto
Em evento, Roberto Campos Neto divulgou a novidade, além da criação de aplicativo para centralizar produtos bancários
Nessa sexta-feira (11), o presidente do Banco central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que, em breve, o consumidor brasileiro poderá fazer compras utilizando a função crédito via Pix. Segundo ele, o uso do cartão de crédito não será mais necessário devido a ferramenta de transferências instantâneas.
Durante um evento promovido pela Associação Comercial do Paraná, que aconteceu na tarde de ontem, em Curitiba, Campos Neto deu mais informações sobre a novidade. “Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, disse o presidente do BC.
Na ocasião, Roberto Campos ainda prometeu que o Banco Central criará uma ferramenta de agregador financeiro, na forma de um aplicativo que terá o intuito de centralizar produtos e serviços bancários em um único âmbito. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um [aplicativo], que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, afirmou.
Na manhã da sexta-feira (11), Campos Neto ainda declarou, durante palestra a empresários paranaenses, que o BC almeja oferecer mais opções para o consumidor, no que diz respeito ao acesso a compras com o uso da função de crédito. O Pix, sistema de transferências instantâneas, foi criado pela instituição financeira em 2020, e vem sendo testado com outras funcionalidades, como pagamentos recorrentes e operações agendadas. Além disso, o Banco Central estuda a possibilidade da realização de transações nacionais através do Pix.
Ainda durante o evento que ocorreu pela manhã da sexta, o presidente do BC revelou que levou “um puxão de orelha” por ter divulgado, em audiência pública no Senado que ocorreu na quinta-feira (10), que o órgão estaria estudando o possível fim do rotativo do cartão de crédito. Roberto Campos Neto também destacou que a proposta ainda está em estudo e não foi finalizada.
“A nossa ideia era fazer um plano onde passasse por ter um parcelamento, ou seja, não ter o rotativo, de tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números para o produto. Não temos os detalhes. Tomei um puxão de orelha depois que falei. Nos próximos dias, vamos ter um formato mais decisivo”, explicou.
O presidente da instituição financeira não informou quem foi o responsável por lhe repreender, apenas revelou que a ideia está sendo discutida com o Ministério da Fazenda, além das associações de empresários e de outras instituições financeiras.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, declarou, no último dia 2, que os juros do cartão de crédito rotativo irão cair. Porém, segundo ele, o valor das taxas deve permanecer alto até que o Governo Federal alcance um consenso e um “sistema mais saudável”, juntamente com os bancos. De acordo com Haddad, a redução dos juros acontecerá gradualmente.
Por Rebeca Negreiros
Com informações da Agência Brasil.
Advogada explica como funciona disputa de guarda unilateral e compartilhada de filhos
Esse tipo de guarda virou debate no Brasil, com o caso do jogador de futebol Éder Militão, que entrou com o pedido de guarda unilateral de sua filha com a influenciadora e modelo Karoline LimaMega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões no próximo sorteio
Os números sorteados foram 10-16-35-46-49-60 e o próximo sorteio será realizado na terça-feira (03).Águas de Timon amplia abastecimento de água durante o B-R-O BRÓ
Evite desperdícios e usar a água de forma racional são atitudes essenciais para garantir que todos possam atravessar esse período crítico sem problemas de abastecimento.Iniciada Campanha Nacional para Identificação de pessoas desaparecidas
Em Teresina, os familiares de pessoas desaparecidas devem comparecer à DESAP para formalizar o boletim de ocorrência.Mega-Sena: prêmio de R$ 29,8 milhões tem duas apostas vencedoras
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram 09, 10, 34, 36, 38, 44.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir