Viagora

Pagamentos no crédito via Pix estarão disponíveis em breve, diz Campos Neto

Em evento, Roberto Campos Neto divulgou a novidade, além da criação de aplicativo para centralizar produtos bancários

Nessa sexta-feira (11), o presidente do Banco central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que, em breve, o consumidor brasileiro poderá fazer compras utilizando a função crédito via Pix. Segundo ele, o uso do cartão de crédito não será mais necessário devido a ferramenta de transferências instantâneas.

Durante um evento promovido pela Associação Comercial do Paraná, que aconteceu na tarde de ontem, em Curitiba, Campos Neto deu mais informações sobre a novidade. “Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, disse o presidente do BC.

Na ocasião, Roberto Campos ainda prometeu que o Banco Central criará uma ferramenta de agregador financeiro, na forma de um aplicativo que terá o intuito de centralizar produtos e serviços bancários em um único âmbito. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um [aplicativo], que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, afirmou.

Na manhã da sexta-feira (11), Campos Neto ainda declarou, durante palestra a empresários paranaenses, que o BC almeja oferecer mais opções para o consumidor, no que diz respeito ao acesso a compras com o uso da função de crédito. O Pix, sistema de transferências instantâneas, foi criado pela instituição financeira em 2020, e vem sendo testado com outras funcionalidades, como pagamentos recorrentes e operações agendadas. Além disso, o Banco Central estuda a possibilidade da realização de transações nacionais através do Pix.

Ainda durante o evento que ocorreu pela manhã da sexta, o presidente do BC revelou que levou “um puxão de orelha” por ter divulgado, em audiência pública no Senado que ocorreu na quinta-feira (10), que o órgão estaria estudando o possível fim do rotativo do cartão de crédito. Roberto Campos Neto também destacou que a proposta ainda está em estudo e não foi finalizada.

“A nossa ideia era fazer um plano onde passasse por ter um parcelamento, ou seja, não ter o rotativo, de tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números para o produto. Não temos os detalhes. Tomei um puxão de orelha depois que falei. Nos próximos dias, vamos ter um formato mais decisivo”, explicou.

O presidente da instituição financeira não informou quem foi o responsável por lhe repreender, apenas revelou que a ideia está sendo discutida com o Ministério da Fazenda, além das associações de empresários e de outras instituições financeiras.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, declarou, no último dia 2, que os juros do cartão de crédito rotativo irão cair. Porém, segundo ele, o valor das taxas deve permanecer alto até que o Governo Federal alcance um consenso e um “sistema mais saudável”, juntamente com os bancos. De acordo com Haddad, a redução dos juros acontecerá gradualmente.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também