Viagora

Consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda abre na quinta

Os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet, a partir das 10h, no dia 31 de setembro para consultar o valor a ser recebido.

Na próxima quinta-feira (24), a Receita Federal vai disponibilizar a consulta ao quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. A partir das 10h os contribuintes podem acessar a página da RF na internet.

Conforme a RF, as restituições residuais de exercícios anteriores também são contempladas. No dia 31 de agosto será realizado o crédito bancário para 6.118.310 contribuintes. O valor total é de RS 7,5 bilhões, deste montante R$ 914,1 milhões são relacionados ao quantitativo de contribuintes com prioridade legal.

A Receita Federal informou que 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos; 86.427 entre 60 e 79 anos; 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 30.453 que a fonte de renda principal seja o magistério.

Além disso, outros 219.288 contribuintes sem prioridade legal, mas, por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix, foram contemplados com a prioridade. Também foram beneficiados 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio deste ano.

Para consultar o Imposto de Renda

Na página da Receita Federal, os contribuintes deve clicar em ‘Meu imposto de Renda’, logo depois em ‘Consultar minha restituição’. Além disso, o IR também pode ser consultado por meio do aplicado da RF, disponível para tablets e smartphones.

Na quinta-feira (31), o pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) que consta na declaração do Imposto de Renda.

No caso do contribuinte não estar integrado a lista, é preciso retirar o extrato da declaração através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Aquele que tiver pendência deve enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Facebook
Veja também